Milhares de pessoas prestigiam desfile de 7 de Setembro em Pelotas
- deborasaraivajv
- 8 de set. de 2025
- 2 min de leitura
A parada foi aberta pelas tropas do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada e da 8ª Brigada, ao som da banda marcial da BIMtz

A avenida Bento Gonçalves, no centro de Pelotas, foi tomada pelo público neste domingo (7) durante a parada cívico-militar em celebração ao Dia da Independência do Brasil. Em pouco mais de duas horas de programação, milhares de pessoas acompanharam o desfile de cerca de 500 militares do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, além de integrantes das forças de segurança pública, do Movimento Escoteiro e de 40 escolas e entidades que participaram da Parada da Juventude.
O general Tullio Endres da Silva Gomes, comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (BIMtz), destacou a integração entre instituições e comunidade:
“O 7 de setembro é um momento muito importante para celebrarmos nossa nacionalidade, nossos laços comuns e a cultura de um povo de 210 milhões de pessoas. Tivemos as Forças Armadas, escolas, entidades filantrópicas, escoteiros e polícias unidos em um mesmo sentimento de patriotismo. Foi uma festa realmente e fiquei muito feliz de estar presente como comandante e como cidadão também.”
O prefeito Fernando Marroni (PT) ressaltou a dimensão cívica e política da data:
“É um momento da cidadania reafirmar a nossa independência, nossa soberania e liberdade. A participação expressiva da sociedade demonstra que o Brasil jamais vai se curvar a interferências externas. Celebramos a Semana da Pátria salientando soberania e democracia.”
O palanque oficial reuniu lideranças políticas e militares, como a secretária estadual de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas (PSDB), o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), a vice-prefeita Daniela Brizolara (PSOL), o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), secretários municipais, além dos comandantes do Exército, da Marinha, da Brigada Militar e representantes da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
A parada foi aberta pelas tropas do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada e da 8ª Brigada, ao som da banda marcial da BIMtz. Na sequência, desfilaram militares da Marinha, integrantes do 5º Distrito Naval, e representantes da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Guarda Municipal e agentes de trânsito. O Movimento Escoteiro encerrou a primeira parte.
A segunda etapa reuniu escolas públicas e privadas, projetos sociais e culturais. O desfile foi aberto por estudantes carregando uma faixa com a inscrição “Brasil Soberano”, reforçando o espírito cívico da data. Entre os destaques, estiveram as bandas marciais escolares e a participação do Colégio Municipal Pelotense, que levou à avenida integrantes de seus diferentes projetos.
Iniciativas esportivas e de lazer desenvolvidas pela Prefeitura, como Vida Ativa, Sacada Cidadã, Quem Luta Não Briga, além de equipes de handebol e ginástica artística, também marcaram presença.
As amigas Mariane Gonçalves e Júlia Marques Gonçalves, de 12 anos, integrantes do projeto de handebol, desfilaram pela primeira vez. “Foi uma experiência muito legal e ano que vem queremos participar de novo, mas dessa vez vamos lembrar de trazer a bola”, brincaram.
Encerramento com a Chama Crioula
O desfile terminou em tom simbólico, quando representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) fundiram a Chama Crioula ao Fogo da Pátria, marcando o encerramento da Semana da Pátria e abrindo caminho para as comemorações do 20 de Setembro.
Fonte: JTR
Fotos: Volmer Perez/Rodrigo Chagas





Comentários