Loja Marisa encerra atividades em Pelotas
- 3 de fev.
- 2 min de leitura
O último dia de portas abertas da varejista na cidade foi no sábado (31)
Por Redação NZS

No sábado, 31 de janeiro de 2026, às 16h, a varejista Lojas Marisa encerrou definitivamente as atividades de sua unidade localizada no calçadão da rua Andrade Neves, em Pelotas. A loja era a última da rede em funcionamento na Zona Sul do Rio Grande do Sul.
No cenário nacional, a Marisa vem passando por um processo de reestruturação. Somente em 2023, a rede fechou 93 unidades em todo o país. Fundada em 1948, a empresa chegou a operar mais de 340 lojas antes do início desse processo e, atualmente, mantém cerca de 200 unidades ativas.
Assim como outras grandes redes do varejo, a Marisa enfrenta elevado nível de endividamento. Em 2023, a companhia anunciou a renegociação de aproximadamente 90% das dívidas com fornecedores e 65% das pendências com proprietários de imóveis, em um montante que ultrapassou R$ 460 milhões.
Na região Sul do Estado, a rede chegou a contar com três lojas — duas em Rio Grande e uma em Pelotas. No entanto, a partir de 2023, as unidades começaram a ser desativadas. Segundo a empresa, os fechamentos fazem parte de um processo de otimização da rede física, iniciado em 2024, com foco em eficiência operacional e maior rentabilidade.
Apesar do encerramento das atividades na região, a Marisa informou que mantém 16 lojas em funcionamento no Rio Grande do Sul, distribuídas entre os municípios de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Bagé, São Leopoldo, Santa Maria, Passo Fundo e Uruguaiana.
Até o dia 15 de fevereiro, os 13 funcionários da unidade de Pelotas seguirão trabalhando em regime interno para a transferência do estoque remanescente. Após esse período, os colaboradores serão desligados.
Na manhã desta terça-feira (03), quem passou pelo Calçadão pôde notar a ausência da marca na fachada onde a varejista esteve presente por mais de 15 anos na rotina dos pelotenses.





Comentários