top of page

Lei de Inovação é aprovada em Pelotas

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • há 22 horas
  • 1 min de leitura

A proposta revisada foi apresentada pelo governo municipal no começo do mês e recebeu a aprovação em sessão plenária no legislativo


Com informações de Secom

Foto: Reprodução - Sede da SDEI - Pelotas
Foto: Reprodução - Sede da SDEI - Pelotas

A nova legislação sobre Inovação foi aprovada na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (23). A proposta revisada foi apresentada pelo governo municipal no começo do mês e recebeu a aprovação em sessão plenária nesta data. A nova Lei Municipal de Inovação estabelece Pelotas como um centro de avanço tecnológico e científico, fundamentando-se em planejamento, governança e uma identidade única. 


Entre os principais avanços, avalia o secretário de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, Jesue Fonseca, estão a criação do Fundo Municipal de Inovação (FMICT) para financiar projetos tecnológicos locais, a estruturação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), com prazos e composição técnica definidos, e a instituição do Prêmio e do Selo inPEL, que unificam a marca da inovação no município.


“A Lei também traz um princípio que é central: a desburocratização. Ela coloca a eficiência e a simplicidade no acesso aos serviços públicos como diretriz permanente, facilitando a vida de quem quer empreender, pesquisar e inovar”, afirma Fonseca.

O secretário acrescenta que a grande mudança está em que Pelotas deixa de ter apenas iniciativas isoladas e passa a ter um sistema estruturado de inovação, com regras claras, instrumentos permanentes de fomento e foco em impacto social e econômico. 


"É uma legislação que fala de startups, mas também de inclusão digital, que apoia empresas, mas também projetos sociais e comunitários. É o marco que faz a inovação deixar o papel e entrar definitivamente na vida das pessoas", conclui o gestor da pasta.

Comentários


bottom of page