top of page

Juventude do Bioma Pampa se reúne em Pelotas para debater mudanças climáticas

  • aalineklug
  • 14 de jul. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 15 de jul. de 2025

Participaram representantes de diversas esferas, incluindo o Conselho Nacional de Juventude, a UFPel e a Secretaria Nacional de Juventude

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Pelotas sediou, nesta segunda-feira (14), a Plenária da Juventude do Bioma Pampa, evento preparatório para a COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que acontecerá em novembro, no Brasil. Jovens de diversos municípios participaram das atividades, com o objetivo de debater os impactos ambientais no Pampa e elaborar propostas para a preservação do bioma.


A escolha de Pelotas como sede se deu por sua localização no coração do Pampa, que cobre 60% do território gaúcho e se estende até Argentina e Uruguai. Apesar da rica biodiversidade e relevância cultural, o bioma ainda carece de proteções constitucionais semelhantes às de outros, como a Amazônia e a Mata Atlântica.


A programação, que segue até terça-feira (15), inclui oficinas, rodas de conversa e uma trilha ecológica por campos nativos e matas ciliares, com orientação do projeto Biodiversidade CaVG. A experiência visa aprofundar o conhecimento sobre o ecossistema e sensibilizar os participantes para sua preservação.


A plenária foi promovida pelo Governo Federal, com apoio do Estado, Unicef e organização local da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).


 
 
 

Comentários


bottom of page