top of page

Indústria de alimentos em Pelotas é autuada por uso irregular de água de poço

  • luizfernandokopper
  • 1 de abr. de 2025
  • 1 min de leitura

A Prefeitura de Pelotas, por meio do Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), autuou, na manhã desta segunda-feira (31), uma indústria de alimentos em conserva localizada no Distrito Industrial, bairro Fragata. A empresa utilizava água de poço artesiano, apesar de estar conectada à rede pública de abastecimento do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), prática proibida pela legislação sanitária.


A ação foi motivada por uma denúncia anônima recebida pela Vigilância Sanitária na última sexta-feira (28). Além do uso irregular da água, os fiscais identificaram problemas de higienização nos ambientes e falhas no armazenamento de insumos, com materiais expostos ao ar livre. O chefe da Vigilância, Sidnei Louro, alertou para os riscos dessa prática: “O perigo do uso de água de poço são as doenças transmitidas por alimentos, devido à possibilidade de a água não ser tratada corretamente”.


A interdição da produção abriu um processo administrativo sanitário, garantindo à empresa o direito à defesa. A indústria, que também possui uma unidade em Capão do Leão, já havia sido autuada anteriormente por infrações semelhantes.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte e foto: Prefeitura de Pelotas

Comentários


bottom of page