HU-FURG REALIZA 191 ATENDIMENTOS DURANTE O MUTIRÃO DO DIA E
- Enzzo Lopes
- 8 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Iniciativa da Ebserh, vinculada ao programa Agora tem Especialistas, busca reduzir as filas do SUS e ampliar o acesso à saúde pública

No sábado (5/7), Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), abriu as portas com um propósito especial: oferecer cuidado e atenção a quem espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Em mais uma edição do programa Ebserh em Ação, o Hospital realizou o mutirão do Dia E, com 191 atendimentos entre cirurgias, consultas e exames via Sistema Único de Saúde.
A iniciativa faz parte do programa Agora tem Especialistas, do Governo Federal, com mobilização simultânea nos 45 Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh. Em todo o país, foram realizados mais de 10,3 mil procedimentos: 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, contribuindo diretamente para a redução do tempo de espera na rede pública. Além de ampliar o acesso à saúde, a ação fortaleceu a integração entre ensino e serviço, com a participação de estudantes supervisionados por professores e profissionais da Rede Ebserh, promovendo o aprendizado na prática e com impacto social imediato..
Dos 250 procedimentos ofertados no HU-Furg/Ebserh durante o mutirão do Dia E, 191 foram realizados, enquanto 59 não ocorreram devido à ausência dos pacientes ou a motivos clínicos. Entre os atendimentos realizados estão: 32 tomografias computadorizadas, 19 exames de ecodoppler venoso e arterial, cinco cirurgias orais menores (biópsias), 33 consultas especializadas em cardiologia, 16 consultas de cirurgia geral, 33 eletrocardiogramas, 11 consultas especializadas em Oftalmologia, 28 triagens fonoaudiológicas em adultos, cinco consultas de avaliação nutricional geral e nove procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.
O gerente de Atenção à Saúde do HU-Furg, Fábio Lopes, reforçou que novos mutirões estão previstos até o fim do ano. “Como o objetivo é diminuir as filas de espera, é fundamental que os pacientes mantenham seus dados de contato atualizados, como telefone e WhatsApp, para que possam ser chamados e atendidos nas próximas ações”, orientou.
Segundo o chefe da Unidade de Regulação Interna e Gestão da Informação Assistencial (Urigia), Matheus Souza Silva, “Os mutirões reforçam o nosso papel de grande prestador de serviços assistenciais em Rio Grande e região, além de estar alinhados à visão da Rede Ebserh de ‘Consolidar-se como uma rede de hospitais universitários de excelência para o SUS’”. Matheus também salientou que “os atendimentos são pré-agendados, sendo importante que os pacientes que aguardam procedimentos no HU-Furg devem manter seus contatos atualizados no Hospital ou nas Unidades Básicas de Saúde”.





Comentários