Hospedaria de Grandes Animais de Pedro Osório disponibiliza 11 equinos para adoção em Pelotas
- luizfernandokopper
- 7 de fev. de 2025
- 2 min de leitura

A Hospedaria de Grandes Animais, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura de Pedro Osório, está oferecendo 11 equinos para adoção, sendo uma égua e dez cavalos. Para adotar um desses animais, os interessados devem seguir uma série de etapas estabelecidas pela SDR e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado.
O processo começa com a visita à Hospedaria, localizada à BR 392, Km 71, Fragata, onde o interessado pode escolher o animal. Após a escolha, um profissional da SDR realizará a coleta de sangue do equino, que deve ser levado ao laboratório de sua preferência para exame de anemia infecciosa equina. Caso o exame seja negativo, o interessado deve retornar à Hospedaria para receber o Termo de Transferência de Guarda.
Em seguida, o interessado deve procurar a Inspetoria Veterinária, na rua Barão de Santa Tecla, 489, para providenciar a Guia de Trânsito Animal (GTA). Caso ainda não possua cadastro, o processo pode ser feito no momento, e, caso já tenha cadastro, basta incluir o novo animal em sua lista. Com a GTA em mãos, o futuro tutor poderá retirar o equino na Hospedaria.
“O objetivo da política de doação de equinos é beneficiar tanto o município quanto os interessados, sempre considerando a importância de garantir que o animal tenha boas condições de vida. Não é necessário ser produtor rural para adotar, mas é importante ter um local adequado, como terras ou campo, para que o cavalo possa viver de forma saudável. O uso do animal para atividades de tração não é permitido”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Fernandes Schmidt.
Em janeiro deste ano, a Hospedaria recolheu 15 equinos encontrados soltos nas vias públicas, dos quais nove foram resgatados pelos seus proprietários. Atualmente, 14 animais estão sob cuidados na Hospedaria, e 11 estão disponíveis para adoção. Além disso, um cavalo está reservado para doação e outro já foi oficialmente adotado.
A Hospedaria segue recebendo interessados em adotar os animais, que devem atender aos requisitos exigidos para garantir a saúde e bem-estar dos equinos. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural ou visitar o local.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper





Comentários