HE-UFPel adquire novos equipamentos para a UTI Adulto com recursos do Fundo do Idoso
- Rádio Tupanci
- há 2 horas
- 3 min de leitura
Ventiladores pulmonares e cama elétrica reforçam modernização do parque tecnológico

Pelotas (RS) - O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), segue avançando na qualificação de sua estrutura assistencial. Neste mês de dezembro, foi entregue uma cama elétrica hospitalar, que será destinada à Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI), fortalecendo o cuidado a pacientes críticos.
O investimento se soma à recente compra de três ventiladores pulmonares, adquiridos em novembro com recursos do projeto Qualificação da Saúde da Pessoa Idosa, financiado por meio da destinação de Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas ao Fundo Municipal do Idoso de Pelotas.
As duas aquisições reforçam o compromisso do HE-UFPel com a atualização contínua do seu parque tecnológico, fundamental para aperfeiçoar o atendimento prestado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é o único 100% público de Pelotas e atende uma região de 27 municípios da Zona Sul do estado, o que amplia significativamente o impacto social de cada novo investimento.
Parceria consolidada com o Conselho Municipal do Idoso
Desde 2023, o HE-UFPel mantém parceria com o Conselho Municipal do Idoso, o que tem ampliado a captação de recursos extraordinários para qualificar o cuidado destinado às pessoas idosas — público que representa uma parcela expressiva dos atendimentos do Hospital.
Quase 40% das consultas ambulatoriais são voltadas a esse grupo, e na oncologia a maioria dos pacientes também é idosa, reforçando a importância de investimentos contínuos em equipamentos e infraestrutura especializada.
Em 2024, o projeto do HE-UFPel aprovado junto ao Fundo Municipal do Idoso tem como meta captar recursos financeiros, por meio da destinação do Imposto de Renda de pessoa física e jurídica. Os recursos financiarão ampliações e modernizações essenciais, como:
Ampliação de uma sala cirúrgica;
Aumento dos leitos de UTI;
Upgrade do Acelerador Linear;
Aquisição contínua de insumos;
Compra de novos equipamentos hospitalares, como os ventiladores pulmonares e a cama elétrica recém-adquiridos.
Esses avanços devem ampliar a capacidade de atendimento e contribuir para a redução de filas de espera.
Como destinar parte do Imposto de Renda para fortalecer o HE-UFPel
A Analista Administrativa do Setor de Governança e Estratégia (Segov) e responsável pelo projeto, Mauren Wenzke, explica que a destinação de parte do Imposto de Renda é uma forma direta e segura de apoiar melhorias na saúde pública.
Para pessoas físicas:
Doações ao longo do ano podem descontar até 6% do IR devido na declaração seguinte;
Também é possível doar no momento da declaração anual, respeitando o limite de 3%;
É obrigatório utilizar o modelo completo da declaração (o modelo simplificado não permite a dedução).
Para pessoas jurídicas:
Empresas podem destinar até 1% do lucro real, em qualquer período do ano.
Segundo Mauren, “os recursos provenientes da destinação fiscal têm papel fundamental na ampliação da capacidade instalada do Hospital e na qualificação do atendimento à população idosa”.
Além de qualificar diretamente os serviços prestados, essas iniciativas fortalecem o papel do HE-UFPel Ebserh como espaço de ensino, pesquisa e formação de profissionais de saúde.
Com a nova sede prevista para 2028, a área de captação de recursos está sendo estruturada para apoiar aquisições estratégicas que garantirão um hospital ainda mais moderno, seguro e preparado para os desafios da saúde pública.
A destinação do Imposto de Renda ao Fundo do Idoso se consolida como uma ferramenta fundamental para o fortalecimento do único hospital 100% público de Pelotas e de referência para toda a Zona Sul, contribuindo para salvar vidas e ampliar o acesso a tecnologias essenciais ao cuidado.





Comentários