top of page

Governo Federal incentiva ativação da verificação em duas etapas em contas Ouro do Gov.br

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 28 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Ferramenta de segurança digital é recomendada para os mais de 72 milhões de usuários com conta Ouro; medida não é obrigatória e pode ser desativada a qualquer momento

Foto: Marcello Casal Junior/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Junior/ Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está orientando os usuários com conta Ouro no Gov.br a ativarem a verificação em duas etapas, mecanismo que reforça a segurança de acesso à plataforma digital do governo federal. A medida é recomendada, mas não obrigatória, e já foi adotada por 27% dos usuários desse tipo de conta.


Segundo o ministério, a funcionalidade tem como objetivo proteger dados pessoais e evitar acessos indevidos, principalmente quando combinada ao uso de biometria. Atualmente, cerca de 72 milhões de brasileiros possuem conta com selo Ouro — o nível mais alto de confiabilidade do Gov.br.


Como funciona a ativação


A ativação será sugerida ao usuário durante o login na plataforma. Ao acessar o sistema, será exibido um convite para ativar a verificação em duas etapas por meio do aplicativo Gov.br. Na primeira tentativa, será possível pular a solicitação, mas o sistema enviará um e-mail ou SMS informando que, no próximo acesso, a funcionalidade será novamente recomendada.


Caso opte pela ativação, o usuário passará a autenticar o acesso com um segundo fator de verificação, como o reconhecimento facial ou o envio de um código via aplicativo, SMS ou e-mail, tornando a conta mais protegida contra tentativas de fraude.


Se, por qualquer motivo, a funcionalidade causar dificuldades, o usuário pode desativá-la a qualquer momento nas configurações de segurança do aplicativo. O ministério também disponibiliza um canal de atendimento para esclarecer dúvidas e ajudar no processo.


Gov.br em números


A plataforma Gov.br reúne atualmente mais de 169 milhões de usuários e oferece mais de 4.700 serviços federais digitais, além de 8.700 serviços estaduais e municipais integrados. Entre os serviços mais acessados estão:


  • Meu INSS

  • Meu SUS Digital

  • Assinatura gov.br

  • Carteira Digital de Trânsito

  • Carteira de Trabalho Digital

  • Enem e Fies


Por meio do Gov.br, é possível, por exemplo, assinar documentos com validade jurídica, abrir empresas, transferir veículos, e ainda buscar serviços de acordo com o perfil do usuário — como trabalhador, estudante, empreendedor, agricultor ou turista.


A recomendação da verificação em duas etapas é mais uma etapa da estratégia de reforço à segurança digital dos cidadãos, diante do aumento de fraudes eletrônicas.



*Com informações da Agência Brasil

Comentários


bottom of page