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Governo do Estado destina mais de R$12 milhões ao Programa Todo Jovem na Escola

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 19 de set.
  • 2 min de leitura

Investimento deve beneficiar 75.218 estudantes em situação de vulnerabilidade social matriculados no Ensino Médio da Rede Estadual

Por Martha Cristina Melo

Imagem: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/Divulgação
Imagem: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/Divulgação

Durante esta sexta-feira (19), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizará novo investimento em bolsas de incentivo ao Programa Todo Jovem na Escola (TJE) – iniciativa que prevê a transferência de renda aos estudantes da Rede Estadual. O valor de mais de R$12,3 milhões beneficiará 75.218 estudantes em situação de vulnerabilidade social matriculados no ensino médio.


O Programa, composto por quatro modalidades de auxílio, possui como investimento principal a bolsa de R$150, paga de março a dezembro. O valor sobe para R$255 em casos de alunos matriculados em escolas de tempo integral ou em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Além desta, a iniciativa também prevê um auxílio material escolar de R$150, e um Prêmio de Engajamento de R$150 pela participação em provas avaliadoras de rendimento escolar (Saers e Saeb).


Ao final do ano, o TJ também inclui o Poupança Aprovação, valor de R$300 transferido ao final de cada ano letivo concluído. Os pagamentos são depositados por meio do Cartão Cidadão, emitido em nome de cada aluno contemplado pelo programa. 


Sobre o TJE

Criado em 2021, o Programa Todo Jovem na Escola é uma política pública com foco no combate à evasão escolar. Desde agosto de 2025, o projeto foi expandido para incluir estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com até 29 anos. Alunos do EJA não recebem o Prêmio Engajamento.


Para ter acesso ao auxílio, os estudantes devem estar com matrícula ativa no ensino médio, pertencer a uma família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até R$660, e manter frequência mínima de 75% nas aulas.


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