top of page

Prefeitura divulga Nota de Solidariedade após agressões verbais a parlamentar

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 5 de nov.
  • 2 min de leitura

O governo reitera seu comprometimento com o combate ao racismo, colocando-nos ao lado de todas as pessoas que desejam um Brasil sem racismo e que lutam por esse objetivo


Foto: Jean Pierre Knepper
Foto: Jean Pierre Knepper

A Prefeitura de Pelotas divulgou, na manhã desta quarta-feira (5), uma Nota de Solidariedade ao vereador Michel Promove (Progressistas), que foi alvo de agressões verbais durante uma audiência pública realizada na noite de terça-feira (4), na Câmara de Vereadores.


Proposto pela Comissão de Proteção Animal, o encontro discutiu recursos e projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) destinados à causa animal, mas acabou marcado por uma confusão no plenário do Legislativo Municipal, o que gerou grande repercussão.


Leia a nota da Prefeitura na integra


"A Administração Municipal de Pelotas manifesta seu repúdio às agressões verbais sofridas pelo vereador Michel Promove durante audiência pública ocorrida na Câmara de Vereadores na terça-feira (4).


As palavras utilizadas nos xingamentos têm origem em manifestações racistas, tendo sido recorrentes em frases ofensivas dirigidas a pessoas negras ao longo da história. Nosso Governo tem o sincero compromisso de combater a chaga que o racismo representa na sociedade brasileira, expressado de maneira concreta com a criação da Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Smir).


A secretaria tem entre suas funções a construção de políticas públicas para a educação antirracista e o combate ao racismo, inclusive prestando acolhimento e orientações às vítimas desta violência. Nesta seara, é indispensável a conscientização das vítimas para que haja o registro formal do fato em uma delegacia de polícia, medida imediatamente adotada pelo vereador Michel. O boletim de ocorrência é um elemento fundamental para que as medidas legais possam ser aplicadas contra os agressores, levando o caso à Justiça.


É lamentável e ao mesmo tempo sintomático que em pleno novembro, Mês da Consciência Negra, um novo episódio de racismo venha a público em nossa cidade. Neste momento, prestamos nossa solidariedade ao vereador Michel e a todas as outras vítimas deste ato tão ignóbil. 


Reiteramos nosso comprometimento com o combate a esta grave mazela de nosso país, colocando-nos ao lado de todas as pessoas que desejam um Brasil sem racismo e que lutam por esse objetivo."

Comentários


bottom of page