top of page

Espetáculo teatral “João” estreia em Pelotas

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 3 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

Joao Schmidt celebra 40 anos de carreira com atuação solo em peça que convida o público a refletir sobre a homofobia histórica e suas consequências

Foto: João Schmidt
Foto: João Schmidt

A homofobia é o pano de fundo do espetáculo teatral “João”, que será exibido gratuitamente em oito apresentações entre os dias 7 e 29 de setembro, aos domingos e segundas-feiras, no Centro de Treinamento Tholl. Mesclando arte, memória e denúncia, a obra resgata a história de João Pedro dos Reis, brutalmente assassinado no ano de 1897.


Em atuação solo, Joao Schmidt conduz o público a uma viagem no tempo ao revisitar os meandros de uma sociedade marcada pela opressão, no século passado. A peça celebra os 40 anos de Schmidt nos palcos e faz uma analogia entre passado e presente. A realidade contemporânea revela um país com altos índices de mortes por LGBTfobia. “A peça surge como um instrumento de denúncia e resgate histórico de um personagem convenientemente esquecido na história de Pelotas”, destaca o ator.


Conhecido pejorativamente como João Sinhá, Reis foi morto com mais de 50 punhaladas em sua casa, na área central da cidade, o luxuoso Palácio Encantado das Sete Conchas.


A peça é escrita pela dramaturga pelotense Helena Prates, como forma de homenagear Joao Schmidt pelas suas quatro décadas de carreira. “Queremos instigar uma profunda reflexão sobre a memória histórica e a necessidade de dar voz aos relatos silenciados, transformando a arte em ferramenta de resistência e de busca por justiça”, relata Schmidt.


O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022), através de Edital 001/25 da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Comentários


bottom of page