top of page

Em pesquisa divulgada pelo IBGE, a taxa de desemprego se mantém em 5,6% no último trimestre

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 30 de set.
  • 1 min de leitura

A marca é a menor da séria histórica, iniciada em 2012

Por Marina Zeni 

Imagem: Wilker/stock.adobe.com
Imagem: Wilker/stock.adobe.com

No trimestre encerrado em agosto a taxa de desemprego se manteve em 5,6%, repetindo o menor índice da série histórica, iniciada em 2012. Conforme o levantamento, divulgado na manhã desta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados no país é de 6,084 milhões de pessoas. Já a população ocupada, formada pelo total de trabalhadores do país, se manteve em 102,4 milhões. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).


Neste mesmo período no ano passado, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 6,6%. Já no trimestre anterior deste ano, a desocupação estava em 5,6%, mesmo resultado do novo levantamento. 


A taxa de trabalhadores informais apresentou um leve aumento, registrando 38%. No trimestre anterior, o número era de 37,8%. Comparando com o mesmo período do ano passado, nota-se uma queda, já que foi marcado 38,9%. 


Já a renda média real do trabalhador brasileiro neste levantamento da pesquisa foi de R$3.488,00, resultado que representa um crescimento de 3,3% no ano. 


Comentários


bottom of page