top of page

Defesa Civil Estadual Reforça Monitoramento com Novas Estações Hidrometeorológicas em Pedro Osório e Cerrito

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 4 de nov.
  • 2 min de leitura

Pedro Osório e Cerrito são contemplados com estruturas de alta performance que fornecerão dados em tempo real para a prevenção de eventos extremos na bacia do rio Piratini

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Defesa Civil Estadual deu um passo importante no reforço da proteção contra eventos climáticos adversos na região Sul do Rio Grande do Sul. Neste sábado (1), duas novas estações hidrometeorológicas foram instaladas em Pedro Osório — uma na Ponte Adão Orlando Alves e outra na localidade do Basílio. As estruturas se somam à estação já instalada na semana anterior, na Ponte do Império, que liga Cerrito e Piratini, compondo um sistema integrado de monitoramento da bacia do rio Piratini.


A ação faz parte do projeto estadual que prevê a implantação de 130 estações em diversas bacias hidrográficas do RS. Na segunda-feira (3), o prefeito de Pedro Osório, Ricardo Alves, o vice-prefeito Davi Lucas, e o coordenador da Defesa Civil local, Lauri Centeno, visitaram as instalações, acompanhados pelo prefeito de Cerrito, Flavinho Vieira.



Tecnologia para Prevenção


As estações são equipamentos de alta performance, projetados para o monitoramento preciso de eventos extremos, com uma taxa de atualização de dados a cada 15 segundos. Elas possuem sensores de nível, pluviômetros (para medir o volume de chuva) e câmeras que permitem o acompanhamento visual das áreas de risco durante inundações ou temporais.


Com alturas que variam entre 6 e 12 metros, as estruturas são alimentadas por um sistema solar off-grid, garantindo autonomia mínima de sete dias, mesmo em condições de pouca luz.


O principal objetivo do projeto é ampliar a capacidade de proteção no estado, oferecendo dados e informações em tempo real. As informações coletadas estarão disponíveis ao público no site da Defesa Civil do Estado, subsidiando decisões técnicas e administrativas e apoiando ações rápidas de prevenção e resposta em situações de risco. A instalação e manutenção dos equipamentos por um período mínimo de 18 meses estão sob responsabilidade da empresa MKS Sistemas/Qualle Control, vencedora do processo licitatório.

Comentários


bottom of page