top of page

Curso de suporte básico em situações de emergência foi realizado pelo Hospital Escola da UFPEL

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 2 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Ação foi realizada no Centro de Simulação Realística e contou com mais de cem participantes


Por Clarissa RIbeiro

Foto: Divulgação/HE - UFPEL
Foto: Divulgação/HE - UFPEL

O Centro de Simulação Realística do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ofereceu aos acadêmicos da UFPel, entre os meses de junho e agosto, um curso sobre suporte básico em situações de emergência. A ação atendeu 103 acadêmicos de diversos cursos da universidade.


Segundo a enfermeira Vanessa Medeiros Almeida, a procura superou as expectativas. “A previsão inicial era abrir três turmas com oito participantes cada, mas, diante da grande demanda, ampliamos para nove turmas. A iniciativa terá continuidade, com novas datas a serem divulgadas no site do HE-UFPel”, detalhou.


O curso foi ofertado de forma gratuita e teve caráter solidário: os participantes puderam doar alimentos não perecíveis, resultando na arrecadação de 50 unidades, que foram destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade. A capacitação foi conduzida pelas enfermeiras Vanessa e Paula Diel e pela técnica de enfermagem Aline de Moraes Clasen, vinculadas à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).


A metodologia utilizada no curso foi a simulação realística, que aproxima os participantes de situações práticas de urgência e emergência “Os manequins utilizados são conectados a um aplicativo que fornece feedback em tempo real, permitindo avaliar a efetividade das manobras e realizar os ajustes necessários para um suporte básico de vida adequado”, explicou a enfermeira Paula.


Para a técnica de enfermagem, Aline de Moraes Clasen, a atividade trouxe impacto direto na confiança dos estudantes. “Os acadêmicos saíram motivados, sentiram-se mais preparados para agir em situações de emergência e, inclusive, solicitaram a continuidade desse tipo de capacitação. É gratificante multiplicar conhecimentos que podem salvar vidas”, relatou Aline.


O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 


Comentários


bottom of page