top of page

Com a morte de Dom Jayme, Prefeitura de Pelotas decreta luto oficial de três dias

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 29 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

A cidade lamenta o falecimento do bispo emérito


Por Clarissa Ribeiro

Foto: Divulgação/Prefeitura de Pelotas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Pelotas

A Prefeitura de Pelotas lamenta profundamente o falecimento do Bispo Emérito de Pelotas, Dom Jayme Chemello, ocorrido nesta sexta-feira (29), e decreta luto oficial por três dias.


Para o prefeito Fernando Marroni, em entrevista à Prefeitura, Pelotas se despede, com profundo pesar, de Dom Jayme Chemello, que por três décadas guiou a Arquidiocese da cidade com fé, sabedoria e dedicação “Sua presença marcou gerações de pelotenses, não apenas no campo religioso, mas também na vida comunitária, pela sua humildade e compromisso com o próximo. Que sua memória siga inspirando caminhos de solidariedade e esperança”, diz o prefeito.


Em abril, o sacerdote, que também foi chanceler da Católica de Pelotas, completou 53 anos de bispado. Chemello foi o bispo mais novo do Brasil em 1966, ao se tornar Bispo Auxiliar na Diocese de Pelotas. Onze anos depois, com a renúncia de Dom Antônio, tornou-se o terceiro Bispo de Pelotas. Já entre 1998 e 2002 Dom Jayme presidiu a Conferência dos Bispos do Brasil. Ao atingir a idade limite passou a ser Bispo Resignatário, sendo substituído pelo Arcebispo Dom Jacinto Bergmann.

Comentários


bottom of page