Carnaval de Rua de Pelotas é celebrado pela Secretaria de Cultura como marco de retomada da festa popular
- luizfernandokopper
- 7 de mar.
- 2 min de leitura

A Secretaria de Cultura (Secult) de Pelotas avaliou de forma muito positiva o Carnaval de Rua 2024, realizado entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Durante o período, 17 desfiles movimentaram seis bairros do município, reunindo milhares de foliões e consolidando o evento como uma grande celebração popular.
A secretária Carmem Vera Roig destacou a importância do Carnaval para a cultura local. "Cada rua, cada bloco, cada fantasia conta uma história e reforça a nossa diversidade. O Carnaval de Rua é um patrimônio cultural imaterial e, por meio dessa manifestação, preservamos tradições e memórias coletivas", afirmou.
O sucesso da festa foi atribuído ao planejamento e ao envolvimento das diferentes secretarias municipais. Foram dois meses de reuniões com a participação de representantes das áreas de limpeza, segurança, trânsito e urbanismo, além da parceria com a Liga de Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos. "A comunicação foi essencial, mantida de forma constante em um grupo de trabalho, garantindo respostas ágeis para qualquer demanda", explicou Daniel Amaro, diretor de Manifestações Populares.
Comprometimento e organização
O Carnaval de Rua 2024 também marcou a participação ativa de diferentes setores da sociedade. A Secretaria de Urbanismo (Seurb) trabalhou em conjunto com os ambulantes na construção do edital de comércio nos eventos, garantindo organização e segurança para quem quis vender produtos durante os desfiles. Além disso, a Secretaria da Mulher realizou a campanha "Não é Não", promovendo a conscientização contra o assédio.
Amaro ressaltou que a festa simboliza a resistência e a manutenção do Carnaval de Rua em Pelotas. "Faz muito tempo que eu não via um Carnaval assim. Dezenas de milhares de pessoas nas ruas, se divertindo de forma organizada e segura. Esse resultado só foi possível pelo esforço coletivo de todas as secretarias e órgãos de segurança envolvidos", disse.
Ele citou exemplos do comprometimento dos servidores públicos, como o envio de um caminhão para retirada de entulhos no trajeto de um bloco poucas horas antes do desfile. "Esse empenho mostra a vontade de fazer o melhor trabalho possível. Agradecemos a todos os envolvidos, dos servidores da Prefeitura às forças de segurança, passando pelos ambulantes e os organizadores dos blocos", completou.
Prefeito e vice-prefeita caem na folia
Um dos destaques do Carnaval de Pelotas foi a calorosa recepção do público ao prefeito Fernando Marroni, que compareceu a diversos desfiles. "As pessoas faziam fila para tirar foto com ele, multidões cantando seu nome. Nunca vi algo assim", relatou Amaro. A vice-prefeita Daniela Brizolara também marcou presença, acompanhando praticamente todos os blocos e reforçando seu apoio à cultura popular.
Além dos desfiles realizados no Centro Histórico (dez no total), a festa se espalhou por outros bairros como São Gonçalo, Balsa, Porto, Simões Lopes e Balneário dos Prazeres. Para o próximo fim de semana, estão programados mais oito desfiles, contemplando locais como Cohab Fragata, Guabiroba e Balneário Santo Antônio.
Os blocos independentes também fizeram parte da festa, levando foliões para diferentes pontos da cidade. Entre eles, destacam-se o Sereias da Lagoa (Laranjal), Ponto Chic e Bloco do Bar Copa Rio.
Com essa grande participação, a Prefeitura avalia o evento como um marco para a retomada do Carnaval de Rua de Pelotas, consolidando o calendário da festa popular e promovendo um ambiente seguro e democrático para a cultura local.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper





Comentários