top of page

Ação na Praça Coronel Pedro Osório promove visibilidade às pessoas que vivem nas ruas

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 27 de ago.
  • 2 min de leitura

Atividade reuniu 200 pessoas a fim de destacar direitos de pessoas em situações de rua


Por Clarissa Ribeiro

Foto: Divulgação/Secom
Foto: Divulgação/Secom

Na tarde desta terça-feira (26), a Prefeitura promoveu uma ação na Praça Coronel Pedro Osório, reunindo cerca de 200 pessoas entre servidores públicos, voluntários e pessoas em situação de rua. Com apoio de organizações da sociedade civil, a iniciativa marcou o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, instituído oficialmente no início do mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Organizado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), o evento teve como principal objetivo dar visibilidade às pessoas que vivem nas ruas, além de oferecer uma série de serviços e atividades informativas, culturais e de saúde. Ao longo da tarde, os participantes tiveram acesso a orientações sobre o Cadastro Único e programas sociais associados, como o Minha Casa Minha Vida, além de atendimento de profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).


Também foram oferecidos testes rápidos de saúde, oficinas de instrumentos musicais, contação de histórias, atividades físicas, distribuição de roupas e livros, além de ações voltadas à conscientização sobre os direitos das mulheres, o combate à violência e a importância do cuidado ambiental. A Orquestra Estudantil Municipal realizou uma apresentação no local.


Segundo a secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, em entrevista à prefeitura, a proposta foi ocupar um local de grande circulação para estimular a sociedade a enxergar e reconhecer a existência e os direitos de quem vive nas ruas. Na ocasião, ela enfatizou ainda o papel da rede de apoio que atua diariamente para oferecer alimentação, agasalho, segurança e dignidade, ao mesmo tempo em que busca, junto aos usuários, caminhos para reconstrução de vínculos familiares e reinserção social.


A atividade contou com a presença de representantes de diversas secretarias municipais, entre elas Recursos Humanos, Proteção e Defesa Civil, Educação, Saúde, Políticas para as Mulheres, Qualidade Ambiental, Esporte, Lazer e Juventude, além da Habitação e Regularização Fundiária. O evento reforçou a importância da integração entre as secretarias na formulação de políticas públicas efetivas para a população que vive em situação de rua.

Comentários


bottom of page