Azonasul completa 61 anos reforçando união entre municípios da Zona Sul
- Jean Pierre Knepper
- 29 de set.
- 2 min de leitura
A instituição foi fundada em 1964 pelo então prefeito de Pelotas, Edmar Fetter

A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) completou, no último dia 20 de setembro, 61 anos de atuação no fortalecimento do desenvolvimento regional e na articulação entre as 23 prefeituras que compõem a entidade. Fundada em 1964 pelo então prefeito de Pelotas, Edemar Fetter, a associação nasceu com o propósito de unir esforços e enfrentar, de forma coletiva, os desafios comuns aos municípios da região.
Desde sua criação, a Azonasul se consolidou como um espaço de cooperação, diálogo e construção conjunta de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida de mais de um milhão de pessoas que vivem no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Atualmente sob a presidência do prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Costa Madruga, a entidade vive um momento de renovação e fortalecimento institucional.
Dos 23 prefeitos que integram a associação, 14 estão em seus primeiros mandatos, enquanto outros 8 foram reeleitos. Para Madruga, essa composição representa uma oportunidade de aliar experiência e inovação na busca por soluções que impactam diretamente o dia a dia da população.
A atuação da Azonasul vai além das reuniões entre gestores. A entidade trabalha com consórcios públicos, compras compartilhadas, parcerias com universidades, órgãos de governo e iniciativas voltadas para áreas como saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e inovação.
Para o atual presidente, a força dos municípios está diretamente ligada à vitalidade da democracia. Ele acredita que é nas cidades que a vida acontece e que, por isso, investir nelas é garantir o bem-estar da população e o futuro da região.
Ao celebrarmos esses 61 anos, reafirmamos o nosso compromisso com o diálogo, a coragem e o espírito público. Seguiremos unidos, porque só juntos construiremos uma Zona Sul mais justa, próspera e acolhedora - concluiu o presidente.





Comentários