Após 105 mm de chuva, Prefeitura de Pelotas intensifica ações de drenagem e evita maiores alagamentos na cidade
- luizfernandokopper
- 11 de abr. de 2025
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Pelotas mobilizou na quinta-feira (10) uma força-tarefa com equipes do Sanep, das secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e da Defesa Civil, para enfrentar os efeitos das chuvas intensas que atingem o município desde quarta-feira (9). Com acumulados de até 105 milímetros, o volume foi equivalente à média esperada para todo o mês de abril, exigindo resposta rápida e coordenada do poder público.
Segundo o secretário da Ssui, Mateus Consen, as medidas adotadas surtiram efeito: o sistema de escoamento respondeu de forma mais eficiente do que em ocasiões anteriores, com redução no tempo de escoamento da água acumulada. O monitoramento das áreas críticas começou ainda na madrugada, com atuação direta em diversos pontos da cidade.
A Defesa Civil também esteve em campo. De acordo com o secretário Milton Martins, o sistema de drenagem urbano sofre com assoreamento, vegetação e sujeira, mas as intervenções emergenciais evitaram situações mais graves, como o deslocamento de famílias. “Nos últimos 20 anos foi permitida a construção de muitos condomínios, principalmente na zona norte da cidade, e isso impermeabilizou muito o solo, comprometendo a drenagem”, destacou o secretário.
Entre as ações realizadas, esteve a abertura de canais na avenida São Francisco de Paula, no trecho entre as avenidas Domingos de Almeida e República do Líbano. O local, obstruído por vegetação, foi desobstruído com uso de escavadeira e caminhão hidrojato, ampliando a vazão e permitindo o tráfego na via.
Outras frentes de trabalho foram acionadas nos bairros Arco-Íris, Getúlio Vargas, Lindóia, Bom Jesus, Obelisco e no canal da avenida Espírito Santo, no Laranjal. Em alguns casos, como na antiga ocupação Cesec, na rua Bruno Chaves, zona norte, residências com nível abaixo do leito da rua foram atingidas por lâminas d’água.
Segundo o meteorologista Henrique Repinaldo, do CCPMet/UFPel, a previsão para as próximas horas indica diminuição da intensidade das chuvas, com pancadas mais espaçadas até a metade do dia de sexta-feira (11).
— Com informações: Jornalista Fernando Kopper.





Comentários