top of page

9ª Feira Municipal do Morango teve início na última sexta-feira (3), em Pelotas

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 6 de out. de 2025
  • 2 min de leitura

Evento celebra o auge da safra e fortalece relações entre produtores, Prefeitura e Emater

Por Martha Cristina Melo

Imagem: Secom/Prefeitura Municipal de Pelotas
Imagem: Secom/Prefeitura Municipal de Pelotas

Na última sexta-feira (3), teve início a 9ª edição da Feira Municipal do Morango, a fim de reunir produtores, consumidores e técnicos de Pelotas. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Emater/Rs-Ascar, celebra o trabalho de dezenas de famílias e o papel do morango na economia da cidade. 


Com uma média de 230 produtores ativos, Pelotas se consolida, segundo representantes da Emater/Rs-Ascar, enquanto a terceira maior produtora de morangos do Rio Grande do Sul. A feira, tradicional no calendário rural do município, busca valorizar o produto local e incentivar o consumo direto do campo à mesa.


Com a safra de morangos em alta, o município está pronto para estender a feira por mais tempo, garantindo o "aproveitamento máximo" da produção, segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Schmidt. Atualmente, a cultura ocupa 43,5 hectares da área municipal. O evento é crucial para 18 famílias produtoras, que o utilizam para incrementar sua renda e promover uma conexão mais forte entre a população urbana e a vida no campo.


Os extensionistas rurais Marcelo Souza e Janaína Rosa, da Emater/Rs-Ascar, reforçaram que o sucesso da atividade depende diretamente da cooperação entre os órgãos públicos e os agricultores. “Na Emater, damos assistência técnica aos produtores, mas as coisas só acontecem através da parceria entre a Emater e a Prefeitura. Aqui, em Pelotas, temos uma relação muito boa: todo mundo quer beneficiar o produtor e o consumidor”, destacou Janaína.


A programação completa da 9ª Feira Municipal do Morango, incluindo horários e locais, pode ser conferida no site da Prefeitura Municipal de Pelotas.


Comentários


bottom of page