Zona Sul terá semana de tempo instável e ventos moderados
- Jean Pierre Knepper
- 28 de out.
- 2 min de leitura
O céu deve ficar encoberto e ocorrerão pancadas de chuva ocasionais em grande parte da Zona Sul nesta terça (28)
Por Celestino Garcia / JTR

Após uma segunda-feira (27) de sol e temperaturas agradáveis, o céu deve ficar encoberto e ocorrerão pancadas de chuva ocasionais em grande parte da Zona Sul nesta terça (28). Segundo o meteorologista Henrique Repinaldo, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), uma frente estacionária provocará nebulosidade intensa e pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade entre a tarde e a noite. Os acumulados devem variar entre 5 e 30 mm, e há baixo risco de tempestades severas. Os ventos do quadrante sudeste sopram com rajadas entre 40 e 55 km/h, especialmente nas áreas litorâneas e na região da Costa Doce.
Na quarta-feira (29), o avanço de um cavado em altitude proveniente da Argentina mantém o tempo fechado, com chuva leve e persistente em boa parte da Zona Sul, incluindo Pelotas, Cerrito, Canguçu e Arroio Grande. A umidade vinda do oceano reforça o cenário de instabilidade, e os acumulados devem ficar entre 5 e 15 mm, com ventos do setor sudeste entre 35 e 45 km/h. As temperaturas variam de 10°C a 18°C, mantendo a sensação de frio e umidade.
Na quinta-feira (30), o padrão atmosférico muda gradualmente. A nebulosidade segue predominando nas faixas leste e sul, mas a tendência é de chuva fraca e isolada, com períodos de melhora no decorrer do dia. Em outras áreas do Estado, o tempo começa a abrir, com sol entre nuvens. As mínimas oscilam entre 8°C e 15°C, e as máximas chegam a 22°C em alguns pontos da Zona Sul.
Na sexta-feira (31), uma nova área de baixa pressão volta a influenciar o tempo, trazendo chuva leve e eventuais trovoadas para o Norte e Nordeste, enquanto na Zona Sul o céu deve permanecer nublado, com chuviscos ocasionais e ventos fracos. As temperaturas seguem amenas, variando entre 12°C e 24°C.
Para o sábado (1º), a previsão é de tempo firme e seco, com sol e temperaturas em elevação — o que deve favorecer as homenagens nos cemitérios e as atividades ao ar livre. Já o domingo (2), feriado de Finados, deve marcar o retorno do calor e o aumento da instabilidade, com pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite.




Comentários