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Visita técnica marca início dos trabalhos para construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão

Na última quarta-feira (4), uma comitiva do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou uma visita técnica ao local onde será construída a segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na BR-116/RS, na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Durante a visita, o consórcio responsável pela obra recebeu a autorização para iniciar a fase de projetos e os trâmites relacionados ao impacto ambiental do empreendimento.


A nova Ponte sobre o Rio Jaguarão, uma demanda histórica dos gaúchos, está prevista para ser concluída dois anos após o início da construção, com um investimento estimado de R$ 211 milhões. O projeto será realizado sob o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que abrange tanto o projeto básico quanto a execução das obras e serviços.


Atualmente, a única estrutura existente na região, a Ponte Barão de Mauá, em operação desde 1930, já não suporta o fluxo de veículos crescente. Por ser tombada como patrimônio histórico, a Ponte Barão de Mauá não pode ser modificada para atender à demanda atual, o que impossibilita, por exemplo, seu alargamento ou reforço estrutural.

A nova ponte visa melhorar o tráfego de pessoas e cargas, fortalecer o turismo e as relações bilaterais entre o Brasil e o Uruguai. Com a conclusão da obra, espera-se uma redução significativa nos custos com frete, uma melhoria na logística de escoamento de bens de consumo, redução do tempo de tráfego na rodovia, e um aumento na segurança e integração regional e internacional.


A visita técnica contou com a presença de vários representantes do DNIT, incluindo o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Fábio Nunes; o diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello; o coordenador-geral de Manutenção e Restauração Rodoviária, Bráulio Borba Junior; e o superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.


A construção da segunda ponte foi formalmente acordada entre Brasil e Uruguai em 26 de fevereiro de 2007, em San Juan de Anchorena, Colônia. O acordo foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 46, de 30 de março de 2009, e promulgado pelo Decreto Presidencial nº 7.900, de 4 de fevereiro de 2013.

A nova ponte representa uma importante etapa na modernização das infraestruturas de transporte da região, prometendo benefícios significativos para a integração e o desenvolvimento regional.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte e fotos: Governo Federal


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