Vigilância Sanitária fiscaliza peixarias e açougue no Mercado Central de Pelotas
- luizfernandokopper
- 21 de fev.
- 2 min de leitura

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde realizou, na manhã desta sexta-feira (21), uma fiscalização de rotina nas bancas do Mercado Central de Pelotas. A ação vistoriou quatro estabelecimentos, sendo três peixarias e um açougue, verificando as condições de armazenamento, temperatura, equipamentos de proteção individual (EPIs), procedência dos alimentos e validade dos alvarás de funcionamento.
Durante a fiscalização, duas notificações foram emitidas: uma pela falta de visibilidade do Alvará Sanitário e outra pela ausência de calçado fechado por parte de um funcionário. Além disso, comerciantes foram orientados a utilizar mais gelo para garantir a temperatura adequada dos pescados expostos. Apesar das notificações, os três estabelecimentos estão com os alvarás sanitários regularizados.
O coordenador da Visa, Sidnei Louro Jorge Júnior, destacou que essas fiscalizações fazem parte da rotina do órgão e reforçou a importância do cumprimento das normas sanitárias. “São ações rotineiras, além das apurações de denúncias vindas dos mais diversos órgãos e particulares. Nessas inspeções, verificamos as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e o correto acondicionamento dos alimentos, conforme as normas da Anvisa e legislações federal, estadual e municipal”, explicou.
Dicas para a compra de pescado
A Vigilância Sanitária também orienta os consumidores sobre a compra de pescado, destacando alguns critérios importantes para garantir a qualidade dos produtos:
Coloração: a pele deve ser viva, homogênea e com reflexos. Evite peixes com coloração acinzentada ou esbranquiçada.
Odor: o cheiro deve ser agradável e característico do peixe. Evite produtos com cheiro forte ou desagradável.
Textura: ao pressionar levemente o filé com o dedo, a carne deve estar firme e resistente.
Temperatura: se o pescado for consumido em até dois dias, pode ser armazenado na geladeira; caso contrário, deve ser congelado.
Os consumidores devem evitar comprar peixes com olhos fundos e opacos, guelras com muco ou embalagens com acúmulo excessivo de água ou gelo. No caso dos congelados, é essencial verificar as informações do rótulo.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments