O verão começa oficialmente às 12h59 deste sábado (21) com previsão de redução de chuvas em boa parte do Rio Grande do Sul, conforme análise do meteorologista Flávio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS). Segundo ele, embora o volume de precipitações diminua entre o final de dezembro e janeiro, as chuvas não cessarão completamente, afastando o risco de estiagens amplas e severas.
“Para fevereiro, o modelo climático do Simagro-RS indica precipitações dentro da normalidade em todo o Estado, o que será benéfico para o desenvolvimento das culturas de verão e para as áreas produtoras”, destaca Varone.
A temporada será influenciada por um possível fenômeno La Niña, previsto para ser de curta duração e baixa intensidade, similar a eventos passados que resultaram em grandes safras no Estado. “Essas condições deixam a equipe do Simagro otimista em levar uma mensagem positiva ao produtor gaúcho”, afirma o meteorologista.
Temperaturas amenas no início da estação
Em relação às temperaturas, o início do verão deve registrar ingressos de massas de ar frio, resultando em noites e madrugadas amenas. “Em dezembro, as temperaturas ficarão abaixo da média em boa parte do Estado, mas gradualmente começarão a se elevar”, explica Varone.
Para janeiro, é esperado um aquecimento maior, enquanto fevereiro deve apresentar temperaturas acima da média, embora sem ondas de calor prolongadas. “Isso é um alento para o produtor, pois evita o aumento da evaporação nas culturas. Prevemos apenas duas ondas de calor ao longo da estação, dentro da normalidade”, conclui o especialista.
O cenário otimista reforça a expectativa de boas condições para a agricultura no Estado, consolidando o verão como um período promissor para o desenvolvimento das culturas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentarios