top of page

Trechos impróprios para banho na Zona Sul, indica primeiro boletim da Fepam

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 15 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Recomendação das autoridades ambientais é que banhistas evitem entrar na água nos pontos indicados como impróprios e observem as placas e os boletins oficiais divulgados


Por Celestino Garcia / JTR

Foto: Celestino Garcia / JTR
Foto: Celestino Garcia / JTR

O primeiro boletim do Programa Balneabilidade (temporada 2025/2026), divulgado nesta sexta-feira (12), apontou que entre os municípios da Zona Sul monitorados semanalmente — Arroio Grande, Cerrito, Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Piratini — há pontos classificados como impróprios para banho, concentrados em Pelotas e Piratini. Em Pelotas, o relatório registra como impróprios os trechos Totó; Santo Antônio (Rua Bagé); Santo Antônio (Rua São José do Norte); Valverde (Avenida Senador Joaquim A. Assumpção) e Valverde — Trapiche.


Em Piratini, o Balneário Municipal Klérfim Cardoso (Rio Piratini) também aparece na relação de locais inadequados para uso recreativo.


As demais cidades da listagem da Sema na Zona Sul — Arroio Grande, Cerrito, Pedro Osório, Rio Grande e São Lourenço do Sul — constam no boletim com pontos classificados como próprios para banho nas coletas analisadas até a quinta semana. O Programa Balneabilidade baseia suas determinações em séries de análises microbiológicas (E.coli) e, quando aplicável, em contagens de cianobactérias, seguindo os critérios técnicos do Conama; os resultados são atualizados semanalmente ao longo da temporada.


A recomendação das autoridades ambientais é que banhistas evitem entrar na água nos pontos indicados como impróprios e observem as placas e os boletins oficiais divulgados pela Fepam antes de escolherem locais para banho.


Comentários


bottom of page