SUS Gaúcho é apresentado no 34º Cosems/RS com foco em gestão, financiamento e acesso
- deborasaraivajv
- 11 de ago.
- 2 min de leitura

Gramado (RS), 6 a 8 de agosto de 2025 — Os eixos estruturantes, pilares e diretrizes do SUS Gaúcho foram detalhados a gestores e técnicos de saúde durante o 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), realizado em Gramado, na Serra. A iniciativa da Secretaria da Saúde (SES) busca melhorar gestão, financiamento e oferta de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde no Estado.
Segundo Lisiane Fagundes, diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE/SES), o programa “apresenta uma ampliação de recursos focada nos procedimentos, complementando a tabela SUS, que está defasada”. A estimativa é de investimento aproximado de R$ 1 bilhão até o final de 2026, a partir da homologação de acordo do governo do Estado com o Ministério Público do Rio Grande do Sul.
O SUS Gaúcho se ancora em três diretrizes centrais:
Linha de cuidado integral
Eficiência hospitalar
Remuneração estratégica
O desenho é amparado pelos princípios de regionalização da atenção, contratualização orientada às necessidades da população e regulação de acesso qualificada e transparente, com fila única baseada em critérios técnicos.
Com o tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói – Novos Caminhos para um Rio Grande que refloresce!”, o congresso tornou-se um espaço de reencontro e reconstrução após a maior tragédia meteorológica da história do Estado. A programação abordou:
Reorganização das redes de atenção
Experiências de enfrentamento a emergências
Práticas de cuidado centradas nas pessoas
Inovações na gestão pública
Ao final, o Cosems/RS reafirmou o protagonismo das gestões municipais na execução de políticas públicas efetivas e no fortalecimento do SUS em contextos de crise.
Com informações: O SUL
Foto: José Luis /ASCOM





Comentários