top of page

Sindicato Rural e Araco abrem inscrições para a 42ª Feovelha em Pinheiro Machado

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 11 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Organização salienta que apenas animais inscritos exclusivamente pelo site da Arco participarão dos julgamentos de classificação


Por Eunice Garcia / Jornal Tradição


Foto: Eunice Garcia
Foto: Eunice Garcia

O Sindicato Rural de Pinheiro Machado, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), anunciou a abertura das inscrições de animais para a 42ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). A feira ocorre entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, no Parque Charrua. As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (11) e seguem até 21 de janeiro.


O presidente do Sindicato Rural, Paulinho Alves, reforça o chamado aos criadores para que apresentem o melhor de sua genética. “A Feovelha é um momento estratégico para toda a cadeia produtiva, quando se concretizam negócios e se valoriza o trabalho dos nossos produtores. Contamos com a presença de todos para fazermos uma grande edição”.


Segundo a organização, apenas animais inscritos exclusivamente pelo site da Arco (www.arcoovinos.com.br) participarão dos julgamentos de classificação.


Taxas e critérios para inscrição

As inscrições custam R$ 80 para animais destinados ao galpão e R$ 150 para exemplares rústicos, com acréscimo de 100% para produtores não associados à Arco. O coordenador do setor de exposições da entidade, Anderson de Oliveira Pinto, alerta para a importância de atenção aos critérios. A inscrição só será confirmada após a emissão e o pagamento do boleto até a data limite. Animais que não estiverem regulares no registro da Arco serão automaticamente desclassificados. “Os dados informados são de total responsabilidade do produtor”, ressalta Pinto.


Regras sanitárias e documentais

A organização reforça ainda as obrigatoriedades sanitárias e documentais destinadas a garantir a saúde do rebanho e a regularidade das transações. Entre elas: exame andrológico: obrigatório para machos a partir de 12 meses, com apresentação no julgamento de admissão, sob pena de corte do animal. Documentação Arco: serão aceitos apenas certificados padrão da associação. Guia de Trânsito Animal (GTA) para reprodutores: para a emissão da GTAl, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPDR) exige exame negativo para Brucella Oviniss e banho piolhicida.


Animais para venda

No caso de animais destinados à comercialização, a inscrição deve ser feita diretamente com os escritórios rematantes, com lote mínimo de 10 animais para o Rematão. Além disso, os produtores devem estar com a Inscrição Estadual ativa para realização de negócios, conforme determina o Decreto nº 55.778/2021.


Comentários


bottom of page