
Desde a última segunda-feira (09), jovens entre 15 e 18 anos podem se inscrever para participar da primeira Orquestra Jovem do Sesc no Rio Grande do Sul, que será criada no município de Pelotas. O projeto visa promover o desenvolvimento artístico e musical dos participantes, além de incentivar a socialização e a prática musical em conjunto. As atividades incluem aulas, ensaios e apresentações, com início dos encontros previsto para janeiro de 2025.
Os estudantes interessados poderão optar entre os cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. As inscrições devem ser realizadas no site do Sesc, onde também está disponível o edital completo.
Para concorrer a uma das bolsas de estudos, que oferecem um auxílio de R$600 por mês durante um ano, com possibilidade de prorrogação por até quatro anos, os candidatos devem atender a alguns critérios, como: ter conhecimento prévio em leitura de partituras e no instrumento escolhido; estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio; comprovar renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa; residir em Pelotas; e preferencialmente ser dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
Os alunos selecionados receberão, além da ajuda de custo, lanches e transporte para as aulas, que ocorrerão três vezes por semana no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, na sede do Sesc Pelotas.
O projeto da Orquestra Jovem do Sesc, criado em 2004, já é implementado em diversos estados brasileiros, como Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e agora chega ao Rio Grande do Sul. Até 25 de outubro, os candidatos serão comunicados sobre as audições, onde deverão apresentar uma peça de ao menos dois minutos no instrumento escolhido. O resultado final será divulgado no site do projeto, e as matrículas presenciais ocorrerão de 28 de novembro a 13 de dezembro de 2024 na unidade do Sesc Pelotas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo
Foto: Paulo Rossi
Comentarios