
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou o segundo caso de dengue na cidade este ano. Embora o número ainda seja considerado baixo, a secretária Ângela Moreira Vitória expressou preocupação com o aumento no número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, especialmente em comparação com o mês anterior.
Até o momento, agentes de endemias da Vigilância em Saúde identificaram 231 focos do mosquito na cidade, com 150 deles registrados apenas nas três primeiras semanas de fevereiro. O bairro Fragata, na zona oeste, concentra mais da metade dos focos (50,65%), com 117 registrados, sendo 68 apenas neste mês. Em seguida, o bairro Três Vendas, na zona norte, apresentou 42 focos (18,18%), com 35 detectados em fevereiro, e a área central teve 33 focos (14,29%), com 23 em fevereiro.
A diretora de Vigilância em Saúde, Vera Neto, alertou que "onde tem o mosquito Aedes, tem também uma grande possibilidade da ocorrência da doença". A secretária Ângela Vitória reforçou a importância da participação da população no combate ao mosquito e destacou as ações da Prefeitura, como campanhas de conscientização, mutirões e mapeamento dos focos. “Essa é uma batalha que o poder público não vence sozinho, precisa também ser travada pela população”, afirmou.
Além disso, a Prefeitura continua orientando sobre a importância de revisar todos os locais com água parada para reduzir os focos do mosquito. Em caso de sintomas como febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos, fraqueza, náusea e vômitos, a orientação é procurar imediatamente os serviços de saúde.
Números de Dengue em Pelotas (2025):
Notificações: 84 (50 em janeiro e 34 em fevereiro)
Casos confirmados: 2
Casos descartados: 46
Casos em investigação: 36
Hospitalizados: 0
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentarios