top of page

Sanep conclui desassoreamento no canal do Pântano, em Pelotas, para melhorar drenagem urbana

  • luizfernandokopper
  • 7 de mar.
  • 1 min de leitura

O Sanep concluiu, nesta quinta-feira (6), o desassoreamento do canal do Pântano, localizado no início da rua General Osório, em Pelotas. A ação teve como objetivo a remoção de sedimentos, como areia e lodo, que obstruíam a estrutura de macrodrenagem, responsável por conduzir a água da chuva até a casa de bombas Olvebra, de onde a água é bombeada para o canal São Gonçalo.


Esse trabalho visa ampliar a capacidade de drenagem na região e evitar o acúmulo de água, especialmente em períodos de chuvas intensas. A intervenção é parte de um esforço contínuo do Sanep para qualificar o sistema de drenagem urbana de Pelotas, focando especialmente nas áreas onde ocorrem maiores acúmulos de água.


De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, o trabalho preventivo é essencial para tornar a cidade mais resiliente aos eventos climáticos. “O objetivo de intervenções como essa é que o sistema esteja preparado para receber grandes volumes de chuva, evitando transtornos para a população”, explicou Wojahn.


Além do desassoreamento, o Sanep realiza ações contínuas de manutenção e qualificação do sistema de drenagem da cidade. Entre essas ações estão a limpeza dos canais, bueiros, bocas de lobo, a operação das sete casas de bombas responsáveis pelo escoamento pluvial, e a desobstrução de tubulações com o uso de caminhões hidrojato.


Essas intervenções têm como objetivo melhorar a infraestrutura da cidade e reduzir o impacto das chuvas, garantindo maior segurança e conforto para a população pelotense.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page