top of page

São Lourenço do Sul decretará emergência em saúde por crise na Santa Casa

  • aalineklug
  • 24 de jun.
  • 1 min de leitura

O prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten (PT), anunciou que irá decretar situação de emergência em saúde pública devido à grave crise enfrentada pela Santa Casa de Misericórdia do município. O decreto deve ser assinado nesta terça-feira (24), permitindo a adoção de medidas imediatas para manter o funcionamento do hospital.


Entre as razões para a decisão estão o desatendimento da população, denúncias de má gestão e sinais de colapso do atual modelo administrativo da instituição. Uma das ações previstas pela Prefeitura é a reestruturação da diretoria do hospital.


Recentemente, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) denunciou o atraso no pagamento dos médicos e a prática de prescrição de tratamentos sem avaliação presencial dos pacientes, com pagamento de apenas 45% do valor da hora trabalhada.


Com o decreto, será possível executar um plano de contingência, incluindo contratações emergenciais e demais serviços. Na quinta-feira (26), auditores do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) chegam ao município para avaliar a situação da Santa Casa e apontar caminhos para superação da crise.

 
 
 

Comentarios


bottom of page