Regiões Sul e Centro-Sul recebem 750 religadores para modernização da rede de energia
- Jean Pierre Knepper
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Estratégia é fortalecer a automação do sistema, reduzir tempo de interrupções e elevar a confiabilidade no sistema
Por Assessoria de Imprensa

A CEEE Equatorial está intensificando seu plano de modernização da rede elétrica das regiões Sul e Centro-Sul. Só nos últimos quatro anos, 749 religadores foram instalados nas regiões, beneficiando quase 40 municípios gaúchos entre os anos de 2021 e 2025. A iniciativa faz parte da estratégia da distribuidora de fortalecer a automação do sistema, reduzir o tempo de interrupções e elevar a confiabilidade no fornecimento de energia para municípios urbanos e rurais.
Somente em 2024, foram 258 novos religadores trifásicos instalados, além de 66 substituições, resultando em um aporte de R$ 21 milhões. Já em 2025, o plano de expansão envolve 214 novos religadores trifásicos e 73 substituições, com R$ 18,9 milhões aplicados. A modernização inclui ainda: 97 chaves fusíveis repetidoras instaladas e 81 religadores monofásicos, sistemas que permitem ampliar a capacidade de atuação em regiões mais afastadas ou com atendimento disperso.
Automação e melhorias estruturais para eventos climáticos
Para reforçar a rede, a CEEE Equatorial executou mais de 50 obras de interligação e melhorias estruturais, permitindo novas alternativas de manobras e maior agilidade para restabelecer o fornecimento de energia em situações de emergência – especialmente durante eventos climáticos severos, que vêm sendo mais frequentes no estado. Entre as ações consideradas estratégicas, está a obra de interligação no município de Arambaré. As melhorias envolvem instalação de mais de 100 novos postes, 5,5 km de rede trifásica e instalação de um religador trifásico.
“A instalação de religadores e as obras de automação representam mais agilidade e segurança para os clientes, com capacidade de identificar falhas e restabelecer energia de forma remota e muito mais rápida. Nosso compromisso é seguir investindo para entregar um serviço cada vez mais confiável a toda a população atendida pela CEEE Equatorial”, explica Vinícius Marques Alfonso, gerente de Obras e Manutenção da Regional Sul da CEEE Equatorial.
Confira as cidades contempladas: Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Padre, Arroio Grande Bagé, Barão do Triunfo, Camaquã, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Chuí, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Lavras do Sul, Mariana Pimentel, Morro Redondo, Pedras, Altas Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e Turuçu.





Comentários