
Dois projetos ambientais desenvolvidos pelo Sanep foram selecionados para apresentação no VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que ocorrerá em Manaus (AM), entre os dias 21 e 25 de julho. As iniciativas reconhecidas são “Formação de educadores ambientais comunitários na promoção da educação socioambiental para o acesso à água e o saneamento como direito fundamental” e “Mudas de Saber”, ambas conduzidas a partir da Sala Verde Santa Bárbara, uma parceria entre a autarquia e o Ministério do Meio Ambiente.
A iniciativa de formação de educadores ambientais comunitários teve início em 2018, durante a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, com o objetivo de ampliar o debate sobre meio ambiente e os impactos da obra. Mais de 70 moradores de diversos bairros foram divididos em seis núcleos para debater e participar de atividades voltadas à preservação ambiental. Entre os marcos do projeto, destacam-se o lançamento de uma cartilha educativa em 2022 e a formação de cidadãos como multiplicadores ambientais no ano passado.
Já o projeto “Mudas de Saber”, coordenado pela Divisão de Fiscalização Ambiental (DFA) do Sanep, teve início em 2023 e busca estimular a educação ambiental nas escolas municipais e estaduais por meio do plantio de árvores nativas. A proposta envolve acompanhamento contínuo dos alunos para conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Mais de 300 estudantes já participaram da ação, resultando no plantio de aproximadamente 200 mudas e na realização de oficinas.
O VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental abordará o tema “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver” e reunirá educadores de países lusófonos, como Angola, Moçambique, Portugal e Timor Leste, com apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments