top of page

Projetos ambientais do Sanep serão apresentados em congresso internacional de educação ambiental

Dois projetos ambientais desenvolvidos pelo Sanep foram selecionados para apresentação no VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que ocorrerá em Manaus (AM), entre os dias 21 e 25 de julho. As iniciativas reconhecidas são “Formação de educadores ambientais comunitários na promoção da educação socioambiental para o acesso à água e o saneamento como direito fundamental” e “Mudas de Saber”, ambas conduzidas a partir da Sala Verde Santa Bárbara, uma parceria entre a autarquia e o Ministério do Meio Ambiente.


A iniciativa de formação de educadores ambientais comunitários teve início em 2018, durante a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, com o objetivo de ampliar o debate sobre meio ambiente e os impactos da obra. Mais de 70 moradores de diversos bairros foram divididos em seis núcleos para debater e participar de atividades voltadas à preservação ambiental. Entre os marcos do projeto, destacam-se o lançamento de uma cartilha educativa em 2022 e a formação de cidadãos como multiplicadores ambientais no ano passado.


Já o projeto “Mudas de Saber”, coordenado pela Divisão de Fiscalização Ambiental (DFA) do Sanep, teve início em 2023 e busca estimular a educação ambiental nas escolas municipais e estaduais por meio do plantio de árvores nativas. A proposta envolve acompanhamento contínuo dos alunos para conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Mais de 300 estudantes já participaram da ação, resultando no plantio de aproximadamente 200 mudas e na realização de oficinas.


O VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental abordará o tema “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver” e reunirá educadores de países lusófonos, como Angola, Moçambique, Portugal e Timor Leste, com apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page