top of page

Projeto de restauração do forro de estuque da Igreja Imaculada Conceição, em Jaguarão, é lançado

  • aalineklug
  • 18 de jun. de 2025
  • 1 min de leitura

Foi apresentado à comunidade, no último final de semana, o projeto para restauração do forro de estuque da Igreja Imaculada Conceição, em Jaguarão, desenvolvido pela Perene Patrimônio Cultural.


De acordo com a arquiteta Simone Neutzling, responsável pela iniciativa, o uso do estuque, presente em tantos prédios históricos, tem diversas finalidades. “Internamente, na execução de forros planos e em relevo e na construção de paredes divisórias de ambientes. Externamente, como elemento decorativo na ornamentação das fachadas. Tem uma função estrutural e representa de maneira muito potente o saber-fazer artesanal”, destaca.


No ano passado foi realizada a restauração da cobertura do templo, incluindo o salvamento das estruturas de madeira, com as telhas originais, e agregada uma chapa de subcobertura para garantia de preservação do prédio. Desde abril as equipes atuam na preparação do espaço para execução da nova etapa de trabalhos. O primeiro passo foi a colocação de andaimes e estruturas que permitam o acesso ao forro e seus ornamentos.


“O estuque é um tipo de argamassa à base de cal aplicada sobre ripas de madeira. Nosso propósito é restaurar esta antiga técnica construtiva, preservando ao máximo os materiais e elementos decorativos originais”, destaca Simone.


A igreja idealizada por Minervina Corrêa e inaugurada em 1913 se destaca na paisagem local e integra o conjunto histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) no município. O projeto de restauração tem investimento de R$ 1,2 milhão, viabilizado com recursos do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 
 
 

Comentários


bottom of page