O primeiro turno das eleições municipais foi decisivo para a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul neste domingo (6), com 492 cidades elegendo seus novos prefeitos e vice-prefeitos. No entanto, em cinco grandes municípios — Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria — os eleitores ainda voltarão às urnas no dia 27 de outubro para o segundo turno, que definirá os gestores dos próximos quatro anos.
Para que uma cidade tenha segundo turno, é necessário contar com mais de 200 mil eleitores registrados. Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos (sem contar os votos brancos e nulos) no primeiro turno, a disputa segue para uma segunda fase. Nesses cinco municípios gaúchos, nenhum candidato atingiu esse critério, exigindo uma nova votação no final do mês.
Em Porto Alegre, cidade com mais de 1 milhão de eleitores, o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) enfrentará Maria do Rosário (PT) no segundo turno. Já em Caxias do Sul, que conta com 374,1 mil eleitores, a disputa será entre Maurício Scalco (PL) e Adiló Didomenico (PSDB).
Canoas, com 259,5 mil eleitores, terá uma disputa acirrada entre Airton Souza (PL) e o atual prefeito Jairo Jorge (PSD). No sul do estado, Pelotas, com 248,6 mil eleitores, verá o confronto entre Marroni (PT) e Marciano Perondi (PL). Já em Santa Maria, cidade que possui 209,3 mil eleitores, o segundo turno será decidido entre Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB).
O segundo turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores está marcado para o dia 27 de outubro, quando os eleitores voltarão às urnas para escolher os novos prefeitos e definir o futuro de suas cidades.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Commentaires