top of page

Primeiro fim de semana do ano, na Zona Sul, terá queda acentuada de temperatura, instabilidades isoladas e mar agitado

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 2 de jan.
  • 2 min de leitura

Os efeitos da frente fria começam a ser sentidos de forma mais evidente no sábado, quando o declínio das temperaturas traz marcas mais amenas para a região


Por Celestino Garcia / JTR

Foto: Matheus Garcia
Foto: Matheus Garcia

O primeiro final de semana de 2026 será marcado por mudanças significativas no tempo na Zona Sul, encerrando uma sequência de dias de calor intenso que colocou municípios da região entre os mais quentes do Estado. O amanhecer desta sexta-feira (2) apresenta maior nebulosidade sobre a metade Sul, Campanha e Costa Doce, com registro de chuviscos isolados. As temperaturas variam entre 14,4°C e 23,8°C. Ao longo do dia, o sol aparece em vários momentos, mas o tempo segue instável devido ao avanço de uma frente fria pouco organizada que ingressa pelo Sul, favorecendo pancadas irregulares de chuva, principalmente entre a tarde e a noite.


Os efeitos da frente fria começam a ser sentidos de forma mais evidente no sábado, quando o declínio das temperaturas traz marcas mais amenas para a região. Após registros extremos nos últimos dias — com Jaguarão figurando como a segunda cidade mais quente do Estado no dia 31, ao atingir 34,9°C, e Pedro Osório liderando os dados no primeiro dia do ano, com 35,3°C —, as máximas passam a variar entre 20°C e 25°C na maior parte da Zona Sul. Em São Lourenço do Sul, os termômetros não devem ultrapassar os 25°C no sábado e chegam a apenas 22°C no domingo, com mínimas entre 14°C e 17°C. Em Pelotas, o tempo tende a ficar mais firme, com mínima de 15°C e máxima em torno de 23°C. Já na praia do Cassino, o resfriamento também será perceptível, com mínima de 17°C ao amanhecer e máxima que não passa dos 23°C.


Apesar da melhora gradual no tempo, a sexta-feira ainda exige atenção. O avanço da frente fria oceânica pode provocar tempestades isoladas em parte da região Sul, com chuva pontualmente forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os acumulados variam entre 10 e 40 milímetros, e o mar fica agitado. No sábado, a instabilidade se concentra mais ao Norte do Estado, enquanto na Zona Sul o tempo tende a se estabilizar sob influência de uma área de alta pressão. Ainda assim, há condição para ventos intensos entre 60 e 80 km/h no litoral, mantendo o mar agitado e com ressaca.


No domingo, a atuação dessa área de alta pressão garante tempo firme em toda a Zona Sul, com sol e poucas nuvens, porém com temperaturas ainda mais baixas. As madrugadas de domingo e segunda-feira devem ser as mais frias do período, com mínimas entre 7°C e 10°C em pontos do Sul e da Serra do Sudeste. A tendência para o início da próxima semana é de manutenção do tempo estável, mar ainda agitado no litoral e temperaturas amenas, consolidando um começo de ano com clima mais típico de um verão gaúcho moderado, após a intensa onda de calor registrada nos últimos dias.

Comentários


bottom of page