top of page

Prefeitura doa 155 equinos nos últimos quatro anos para novos tutores em Pelotas

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Hospedaria de Grandes Animais, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou a doação de 155 equinos, entre cavalos e éguas, ao longo dos últimos quatro anos. As doações foram destinadas a pessoas com condições adequadas para o bem-estar dos animais. Atualmente, há dez equinos disponíveis para novos tutores, sendo que não é necessário ser produtor rural para receber o animal.


O processo de adoção inclui a escolha do animal na Hospedaria, localizada na BR-392, km 71, no Fragata, nas proximidades do Centro de Eventos Fenadoce. Após a seleção, é realizado um exame de sangue para anemia infecciosa equina. O futuro tutor é responsável por levar o material coletado a um laboratório de sua escolha e, com o exame negativo, o cadastro na Inspetoria Veterinária é feito para a obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA). Com a GTA em mãos, o novo tutor pode finalmente receber o equino.


Nos últimos quatro anos, a Hospedaria também resgatou 898 equinos que estavam soltos em vias públicas. Desse total, 632 animais foram devolvidos aos seus donos, enquanto 155 foram doados. A Prefeitura destaca as melhorias realizadas na Hospedaria, incluindo a construção de um galpão para abrigar os animais e a reforma do prédio administrativo.


Além disso, está sendo desenvolvido um site, com lançamento previsto para janeiro de 2025, que permitirá à população solicitar o serviço de recolhimento de equinos soltos de forma prática e acessível.


Profissionais da Hospedaria fazem visitas periódicas às propriedades que adotaram os animais, para garantir que estão sendo bem cuidados e tratados adequadamente. O uso de cavalos para tração não é permitido, e, recentemente, foram feitas inspeções em propriedades na Cascata e na Micaela, onde os animais estavam em bom estado de saúde. A próxima fiscalização será na colônia Py Crespo.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte e foto: ASCOM Pelotas

Comentarios


bottom of page