
O serviço de zeladoria vem cumprindo uma das principais metas do primeiro mês da atual gestão municipal. Reivindicação generalizada da população, o governo responde a compromissos assumidos por meio de cinco mutirões e mais três específicos contra a dengue, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e atividades de manutenção em diferentes pontos da cidade. O resultado impressiona: entre os dias 2 e 31 de janeiro, as ações lideradas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) alcançaram números que demonstram a necessidade da intervenção do Poder Público nos cuidados com a cidade.
Apenas na atividade de roçado, equipes da Ssui e da SerSul, empresa prestadora de serviço, atingiram 1.936.584 metros quadrados, o que equivale a 66 parques Dom Antônio Zattera (34.840 metros quadrados) ou, ainda, 472 vezes a dimensão do Mercado Central (4.100 metros quadrados).
Tem mais. Além do roçado, foram, ao todo, 178 quilômetros de raspação de meios-fios, o que equivale à distância entre Pelotas e Tapes pela BR-116. O serviço de pintura de meios-fios atingiu, no mês de janeiro, praticamente a totalidade do trajeto entre Pelotas e Pinheiro Machado - 106 quilômetros.
As operações de microdrenagem (valetamento), com apoio de um caminhão hidrojato do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), totalizaram 54,3 quilômetros nos oito mutirões realizados. Representam quase dez vezes o comprimento do canal Santa Bárbara, o maior do município, com 5,5 quilômetros de extensão. O recolhimento de entulhos, entre mobiliário e objetos inservíveis, galhos, troncos e resíduos de drenagem, representou 1.061 cargas, com a média de sete toneladas cada, contabilizando 7.427 toneladas recolhidas apenas no primeiro mês de governo.
Números dos mutirões de janeiro*
- 1.936.584 metros quadrados - equivalente a 66 parques Dom Antônio Zattera
- 178 quilômetros de raspação de meios-fios - equivale à distância entre Pelotas e Tapes
- 106 quilômetros de pintura de meios-fios - distância entre Pelotas e Pinheiro Machado
- 54,3 quilômetros de drenagem de valetas (quase dez vezes o canal Santa Bárbara, o maior do município, com 5,5 quilômetros de extensão)
- 1.061 cargas de lixo e entulhos recolhidas (mais de 7,4 mil toneladas)
*Fontes: SSUI e SerSul
Por: Secom
Foto: Divulgação
Comments