Prefeitura de Pelotas lança Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal para impulsionar agroindústrias da região
- luizfernandokopper
- 4 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Na tarde desta terça-feira (3), a Prefeitura de Pelotas, por meio da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), anunciou o lançamento do Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que visa ampliar o mercado para as 147 agroindústrias dos 23 municípios da região, atuando como coordenador e catalisador dos Sistemas Municipais de Inspeção (SIMs).
Com o novo sistema, as agroindústrias, que até então só podiam comercializar seus produtos dentro dos limites de seus municípios, agora terão permissão para vender para toda a região, abrangendo cerca de 800 mil pessoas. "Este projeto irá fortalecer a economia regional, criando novas possibilidades de emprego, ampliando nossas agroindústrias e abrindo horizontes para a comercialização no país inteiro", destacou a Prefeitura de Pelotas.
O objetivo do Consórcio é dobrar o número de agroindústrias na região e, futuramente, credenciar as empresas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (Sisbi), permitindo que seus produtos sejam distribuídos em todo o Brasil. Atualmente, Pelotas conta com 34 agroindústrias, sendo que 12 delas já têm permissão para comercializar no Estado.
O proprietário do Frigorífico Bergmann, Elias Bergmann, que tem sua empresa na zona norte de Pelotas, comemorou o impacto do Consórcio em seus negócios. "Aguardo essa notícia há anos. Agora, com a ampliação do mercado para 23 municípios, podemos dobrar nossa produção", afirmou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Turuçu e presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), Ivan Scherdien; o prefeito de Pedro Osório, Moacir Otílio Alves (Chola); o prefeito de Canguçu, Marcus Vinicius Pegoraro; o secretário de Agricultura do Rio Grande e coordenador do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) Sul, Bercílio Silva; além de representantes do Ministério da Agricultura, Embrapa, Sebrae RS e Emater/RS.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM Pelotas
Comments