Prefeitura de Pelotas intensifica ações contra alagamentos após 80 mm de chuva e reforça importância do descarte correto de resíduos
- luizfernandokopper
- 10 de abr. de 2025
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Pelotas segue em alerta diante do volume de chuvas que atinge o município nesta semana. De acordo com medição realizada às 16h desta quarta-feira (9), o pluviômetro instalado na casa de bombas Anglo, localizada no Porto, registrou 80 milímetros de precipitação acumulada. Desde o início de abril, já são 120 milímetros contabilizados na cidade. Diante do cenário, o prefeito Fernando Marroni assinou decreto de situação de emergência para prevenção a eventos climáticos.
Equipes das secretarias de Defesa Civil, Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e do Sanep atuam de forma integrada para atender ocorrências pontuais de alagamentos e reduzir transtornos à população. Foram registradas situações em bairros como Cohab Lindóia, Cohab Tablada, Laranjal, Obelisco, Três Vendas e em pontos da região central.
O Sanep mantém equipes de drenagem urbana em funcionamento ininterrupto nas sete casas de bombas do município — Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra — que são responsáveis por garantir a vazão das águas pluviais. Segundo o diretor-presidente da autarquia, Ellemar Wojahn, as estruturas vêm apresentando bom desempenho, mas a colaboração da população é essencial. “Nossas equipes fazem um trabalho essencial para reduzir os níveis de água dos canais e aumentar o fluxo de escoamento. A colaboração dos moradores é essencial para manter o sistema pluvial desobstruído e prevenir alagamentos”, destacou.
Durante as ações de limpeza das grades de contenção das casas de bombas, foram removidos diversos tipos de resíduos sólidos que comprometiam o funcionamento das estruturas, como garrafas plásticas e de vidro, marmitas de isopor, latas de tinta, embalagens e até um colchão de espuma. A prefeitura reforça a necessidade do descarte correto de lixo, especialmente em períodos de chuvas intensas, para evitar o agravamento de alagamentos nas áreas urbanas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper





Comentários