Prefeitura de Pelotas inicia obra da ciclofaixa na avenida Juscelino Kubitschek
- luizfernandokopper
- 6 de mar.
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), deu início à construção da ciclofaixa na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, um projeto de mobilidade que promete transformar a infraestrutura cicloviária da cidade. Com três quilômetros de extensão, a nova ciclofaixa ligará a avenida República do Líbano, na zona norte, à avenida Domingos de Almeida, no Areal.
O trecho se integrará à ciclovia já existente até a rua Barão de Butuí, no centro, completando um sistema cicloviário ao longo de quase toda a avenida JK. A obra tem previsão de conclusão para os últimos dias de março, com um custo total de R$ 302.493,44, recursos provenientes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com contrapartida do município. Com a finalização, Pelotas contará com mais de 70 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias.
O secretário de Urbanismo, Otávio Peres, destacou a importância da ampliação, mas enfatizou a necessidade de qualificação e manutenção contínua do sistema cicloviário da cidade. Ele citou como exemplo a requalificação da avenida Ferreira Viana e as melhorias na avenida Fernando Osório, que estão em andamento.
Além disso, a Seurb se prepara para novos desafios, como a conexão das ciclovias, especialmente entre a avenida Francisco Caruccio e a avenida Fernando Osório, um pedido das comunidades de ciclistas locais.
Peres também garantiu a continuidade dos projetos estruturantes de mobilidade urbana, que incluem o programa de qualificação de calçadas, o caminho do ônibus (um compromisso de campanha) e a expansão do sistema cicloviário. "Nosso foco é fortalecer o transporte coletivo e os modos ativos de mobilidade, como caminhada e uso de bicicletas", afirmou.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
コメント