top of page

Prefeitura de Pelotas assina cooperação para desassorear canal da Divinéia

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 24 de jul. de 2025
  • 1 min de leitura

Obra, que faz parte do programa Desassorear RS, visa reduzir impactos de chuvas na Colônia Z3; Município será responsável pelo acompanhamento e fiscalização do serviço

Foto: Ricardo Bandar/Secom
Foto: Ricardo Bandar/Secom

O prefeito Fernando Marroni assinou, na tarde de quarta-feira (23), o termo de cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) do governo do Estado para o desassoreamento do canal da Divinéia, na Colônia de Pescadores Z3. O acordo, firmado no Paço Municipal, estabelece que o município será responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra, por meio de seus técnicos, com registro fotográfico, relatórios e medições.


Acompanharam a assinatura o secretário de Desenvolvimento Rural, Ânderson Schmidt, o diretor executivo da pasta, Antônio Leonel Soares, e o fiscal da Sedur, Luiz Eduardo Tavares, representando o Estado.


A obra de desassoreamento e limpeza no canal da Divinéia, que possui 23,71 metros de largura por 160 metros de extensão, será executada pela empresa AGR Engenharia e Empreendimentos. O principal objetivo é minimizar os impactos das enchentes que assolaram a região em maio do ano passado. Um laudo técnico aponta que o assoreamento do sistema pluvial faz com que cada chuva volumosa represente uma ameaça crescente, aumentando o risco de transbordamento em um período de tempo cada vez menor.


O cronograma previsto para a execução do serviço é de 12 meses. O início efetivo da obra, no entanto, está condicionado à publicação oficial no Diário Oficial do Estado.

Comentários


bottom of page