top of page

Prefeito de São Lourenço do Sul participa do programa Hora Marcada e fala sobre impactos das fortes chuvas no município

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 25 de ago.
  • 2 min de leitura

Zelmute Marten detalha ações diante do temporal que atingiu o município 


Por Clarissa Ribeiro

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (25), o programa ‘’Hora Marcada’’, apresentado por Sérgio Correa, contou com a participação de Zelmute Marten, prefeito de São Lourenço do Sul, para comentar a atual situação da cidade diante das fortes chuvas ocorridas na última sexta-feira (22). O prefeito destacou os sistemas de prevenção adotados pelo município: "Estamos com uma governança climática que tem aperfeiçoado os sistemas, tanto de monitoramento quanto de ações de mitigação e adaptação, além de projetos de prevenção. Na sexta-feira já era nítido que teríamos efeitos graves em São Lourenço do Sul, e às 21h já fizemos o primeiro alerta à comunidade", explicou.


Segundo Marten, choveu cerca de 300 mm no dia do temporal, causando grandes prejuízos em bairros como Lomba, Navegantes e Nova Esperança. A zona rural e o interior do município também foram severamente afetados, com mais de 20 pontes e 50 bueiros danificados. São Lourenço do Sul é o 34º maior município do Estado em extensão territorial, com 2.800 km de estradas, e estima-se que cerca de 2.000 residências tenham sido atingidas.


A distribuição de donativos e visitas a empresas locais também começaram de forma imediata “A entrega dos primeiros donativos, como cestas básicas e kits de limpeza, já foi iniciada, sendo que 200 marmitas foram fornecidas pela CUFA (Central Única das Favelas). Hoje teremos uma agenda com o setor industrial, representado pela vice-prefeita Fernanda Bork. Oferecemos um café da manhã às lideranças das comunidades quilombolas para iniciar um sistema de relação com a República Democrática do Congo. Em seguida, visitaremos o frigorífico Coqueiro, que produz a melhor carne do Brasil, a Coopar, para acompanhar a produção de queijos, e a ADB Alimentos, indústria de beneficiamento de arroz em São Lourenço”, relatou o prefeito.


Acompanhe a entrevista completa:


Comentários


bottom of page