Prefeito de Cerrito participa de reunião da Azonasul e reforça preocupação com crise na saúde regional
- luizfernandokopper
- 17 de abr.
- 1 min de leitura

O prefeito de Cerrito, Flavinho Vieira, participou da reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), realizada em Rio Grande e presidida por Ronaldo Madruga. O encontro reuniu lideranças municipais para discutir os principais desafios enfrentados pelas administrações da região, com destaque para a crise na saúde pública.
A demanda reprimida de mais de 70 mil consultas foi apontada como o principal problema, com os prefeitos, incluindo Vieira, manifestando preocupação com a insuficiência de repasses do governo estadual. A Azonasul anunciou que irá promover um workshop técnico sobre a distribuição de recursos e buscar diálogo com o Ministério da Saúde e o governo estadual, visando corrigir os desequilíbrios na pactuação federativa.
Entre outros temas debatidos, estiveram a evasão escolar, a necessidade de ampliação dos serviços de traumatologia e a formulação de um documento conjunto para agilizar a habilitação de novos serviços hospitalares, respeitando os critérios da Rede Assistir. Também foi aprovada moção de apoio à prefeita de Rio Grande para priorização das obras do Lote 4 da BR-392 no novo PAC.
O próximo encontro da Azonasul será em Pelotas, no dia 6 de maio, com o tema “Saúde em jogo: como pode as resoluções da CIB e CIR podem salvar – ou afundar – seu orçamento municipal”. A expectativa é de uma forte mobilização dos gestores da região, entre eles o prefeito Flavinho Vieira, diante da urgência das demandas da saúde pública.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Komentáre