A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, assinou um termo de cooperação com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nesta sexta-feira (20), no Paço Municipal, para realizar o mapeamento das áreas verdes do município. O projeto é uma parceria entre o curso de Geografia da UFPel e a Prefeitura, que utilizará o software de Cadastro Ambiental Urbano (CAU), desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, para catalogar e avaliar as áreas verdes da cidade.
Durante a assinatura, a prefeita destacou a importância do mapeamento para o planejamento futuro da cidade. "Essa é uma pauta importante e é uma necessidade do município para saber quem somos. Temos menos diagnósticos de áreas verdes em Pelotas, e o mapeamento nos ajuda a termos um planejamento para a preservação dessas áreas", afirmou Paula Mascarenhas.
O CAU, além de possibilitar o cadastro das áreas verdes, inclui uma ferramenta interativa para que a população possa avaliar as áreas catalogadas. O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, ressaltou a importância da tecnologia no planejamento urbano. "A tecnologia bem operada por técnicos amplia a discussão de planejamento urbano e resiliência. Os elementos que podem ser trazidos pela Geografia são importantes a respeito do uso e cuidado do nosso solo", explicou Schaefer.
O processo de mapeamento já foi iniciado, com o Centro sendo o primeiro local de pesquisa da equipe do curso de Geografia. Após a análise do Centro, o próximo bairro a ser investigado será o Fragata.
Também estiveram presentes na assinatura a reitora da UFPel, Isabella Andrade, e representantes do curso de Geografia da Universidade.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: ASCOM
Opmerkingen