
Nesta quarta-feira (28), a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), proferiu uma palestra para os tenentes-coronéis da Brigada Militar na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre. O objetivo foi compartilhar os resultados do Pacto Pelotas pela Paz, um plano municipal de segurança pública que tem demonstrado resultados significativos na redução da criminalidade em Pelotas. Dados recentes indicam que, entre janeiro e julho de 2024, houve uma diminuição superior a 80% em crimes como roubo a residências, transporte público e veículos, quando comparado aos índices de 2017, ano de lançamento do projeto.

Durante a palestra, Paula Mascarenhas destacou a importância da colaboração entre diferentes instituições de segurança para alcançar esses resultados. “Foi um privilégio apresentar os frutos do Pacto Pelotas pela Paz para um público tão qualificado. O sucesso do programa reflete a eficácia da integração entre os diversos órgãos de segurança, que trabalham juntos para garantir a segurança da nossa cidade”, comentou a prefeita.
O evento também contou com uma cerimônia de homenagem conduzida pelo coronel Márcio André Facin, coordenador da Defesa Civil Regional. Facin elogiou a prefeita pelo seu papel na integração das forças de segurança e pelo impacto positivo durante situações de crise, como a pandemia de COVID-19 e a recente enchente de maio de 2024. “O trabalho da prefeita Paula foi essencial para a eficácia das nossas operações, tanto na gestão da crise sanitária quanto na resposta à emergência climática. Esta homenagem é um reconhecimento merecido por sua dedicação e liderança”, afirmou Facin.
Sobre o Pacto Pelotas pela Paz
O Pacto Pelotas pela Paz é um programa de segurança pública focado em promover a cultura de paz e combater a violência de maneira proativa e integrada. Com cinco eixos principais — Policiamento e Justiça, Fiscalização Administrativa, Tecnologia, Urbanismo e Prevenção Social —, o plano busca implementar ações baseadas em evidências científicas e promover a colaboração entre instituições para assegurar um ambiente mais seguro e justo para a comunidade.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e fotos: Jornal Tradição
Comments