top of page

Polícia Federal deflagra Operação Caminho do Vinho para combater crimes de descaminho e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (19/11), a Operação Caminho do Vinho, com o objetivo de combater crimes de organização criminosa, descaminho, evasão de divisas e lavagem de capitais. A operação é uma continuação das investigações que começaram após a apreensão de 6 mil garrafas de vinho em Porto Alegre, em 2022.


A investigação revelou que um núcleo familiar na região estava utilizando uma empresa de fachada para revender bebidas alcoólicas ilegalmente introduzidas no Brasil. Os criminosos contavam com fornecedores situados em áreas fronteiriças com a Argentina, que recebiam pagamentos através de transferências bancárias feitas a contas de passagem operadas pela organização criminosa.


Essas transações envolviam também operações ilícitas de câmbio, conhecidas como "dólar-cabo", e o dinheiro era transportado fisicamente ou por meio de cambistas. Os criminosos também se utilizavam de um sistema de banco paralelo, que realizava a remessa clandestina de recursos ao exterior e facilitava a lavagem de dinheiro, incluindo a compra de criptomoedas.


Com mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal em Porto Alegre, a Polícia Federal busca aprofundar as investigações sobre a rede de crimes praticados pelos investigados. As ações visam desmantelar uma rede de operações ilegais que impacta não apenas a economia local, mas também as operações financeiras internacionais.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte: Polícia Federal

Comments


bottom of page