top of page

PF prende homem em Pelotas por compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

Ação correu durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão


Por Redação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (26), suspeito de compartilhar e armazenar material de abuso sexual infantojuvenil, em Pelotas. A ação correu durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Mídias contendo o material ilícito foram recolhidas pelos policiais.


O inquérito começou após a PF receber informações indicando que um homem estaria compartilhando o conteúdo ilegal. As diligências levaram à identificação do suspeito, alvo da operação desta manhã. As investigações continuam com a perícia do material apreendido.


Em 2025, a Delegacia da Polícia Federal em Pelotas já cumpriu 15 mandados de busca e apreensão relacionados ao combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

Embora o termo “pornografia” ainda apareça no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (artigo 241-E da Lei nº 8.069/1990), a comunidade internacional adota expressões como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem com mais precisão a gravidade e a violência dos crimes.


A PF reforça o alerta a pais e responsáveis sobre a necessidade de monitorar e orientar crianças e jovens no ambiente virtual e fora dele. Segundo a corporação, conversar sobre riscos, ensinar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, e acompanhar rotinas online são medidas essenciais de prevenção. Mudanças bruscas de comportamento — como isolamento repentino ou segredo sobre o uso de dispositivos — podem indicar situações de risco.


A PF destaca ainda a importância de orientar crianças e adolescentes sobre como agir diante de contatos inadequados, lembrando que eles devem sempre procurar ajuda. A prevenção, afirma a instituição, é a forma mais eficaz de proteger e garantir o bem-estar das vítimas em potencial.

Comentários


bottom of page