PF desarticula grupo criminoso responsável por fraudes contra a Caixa Econômica Federal
- deborasaraivajv
- há 17 horas
- 1 min de leitura
A ação mobilizou equipes da PF em cinco municípios gaúchos: Caxias do Sul, Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Cachoeirinha, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (02/12), a Operação AVALOP, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por fraudes na obtenção de empréstimos e financiamentos junto a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A ação mobilizou equipes da PF em cinco municípios gaúchos: Caxias do Sul, Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Cachoeirinha, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Além disso, a Justiça Federal autorizou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens, totalizando R$ 4 milhões em cautelares patrimoniais.
Durante o inquérito policial, a PF constatou que o grupo utilizava empresas – muitas delas de fachada – para obter empréstimos e financiamentos de maneira fraudulenta. A investigação também aponta a participação de um funcionário público da própria agência da Caixa, que teria colaborado com o esquema criminoso.
As fraudes lesaram a instituição financeira e permitiram que o grupo movimentasse valores expressivos por meio de operações ilícitas.
Os envolvidos poderão responder por:
Crimes contra o sistema financeiro,
Corrupção ativa e passiva,
Associação criminosa.
A operação representa mais um passo no enfrentamento a fraudes bancárias e esquemas que envolvem servidores públicos e agentes privados.
A Polícia Federal segue com a análise do material apreendido e a investigação permanece em andamento.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul@pfriograndedosul | imprensa.srrs@pf.gov.br





Comentários